domingo, 11 de setembro de 2016

#1: O Discurso "Faça Boa Arte" - Neil Gaiman



Iaí pessoal? Tudo Beleza!? Vamos para a primeira postagem do blog. Confiram o que eu achei do pequeno grande livro "Faça Boa Arte", do provavelmente já conhecido por vocês, Neil Gaiman:

Antes de tudo é preciso destacar que esse é um discurso do autor aos graduandos da University of Arts da Filadélfia, Estados Unidos, no dia 17 de maio de 2012.
Neil subiu ao palco daquela solene ocasião e começou a falar da sua vida, mas precisamente da sua carreira, de como começou e todo o processo para chegar onde chegou, o autor menciona que nunca se imaginou dando palestra a jovens universitários pois nunca cursou uma universidade. Talento e a força de vontade de viver aquele sonho fez com que ele chegasse onde está. Autenticidade, ser bom naquilo que faz, foram pontos evidenciados por Neil, que também falou alguns espertos massetes para ter oportunidades em algumas empresas. 
O medo de arriscar não pode está presente na vida de quem quer viver de arte, e não saber de fato o que se está fazendo pelo menos a príncípio, é crucial, pois quem sabe o que está fazendo segue regras e viver de arte, de histórias, de suas próprias ideias, vai muito além disso. Enxergar os obstáculos como uma montanha a ser escalada era uma das estratégias do autor, ou seja, alcançar as metas.
As consequências das conquistas e do sucesso também são expostas neste livro, o fato de que com o reconhecimento e aumento das responsabilidades e a sede por produzir mais, acabam fazendo com que o indivíduo não se deleite dos frutos que se colheu do árduo sonho. Além de alertar sobre os problemas do fracasso que são muitas vezes inevitáveis no meio da carreira, tais como, desencorajamento, devido aos planos não terem dado os resultados esperados.
Esse livro foi uma leitura de uma tarde apenas, mas foi um prato cheio de motivação, porque por mais que tal discurso estivesse voltado para um determinado público ou nicho, os conselhos servem para qualquer área profissional da nossa vida e até servem para trazer reflexão sobre a nossa postura como ser humano, como por exemplo, fazer algo pelo simples motivo de você acreditar que o que você faz é bom, e não apenas para obter ganhos.
A diagramação do livro leva a assinatura do designer gráfico Chip Kidd, que reconheço que é muito criativo, mas em alguns momentos me irritou um pouco, trata-se de uma diagramação bastante interativa, que brinca com o leitor o tempo todo, um festival de cores e tamanhos, que dão umtoque especial ao livro.
E o mais importante de tudo: saber aproveitar! Este foi um conselho dado por um outro nome muito conhecido da literatura, no vídeo abaixo você pode conferir de quem estou falando e assistir ao discurso.




Editora: Intrínseca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário