terça-feira, 13 de setembro de 2016

#2: No coração da floresta - Emily Murdock




Sutileza para tratar de assuntos tão polêmicos e muitas vezes ignorados por muitos, o que falar dessa autora que mal conheço e já considero "pakas" rsrs. Vejam o que achei de No coração d floresta da Emily Murdoch:

"O que acontece na floresta fica na floresta!" É desta forma que a capa do livro nos prepara para uma história de muitos segredos, pois o livro trata-se de duas irmãs que moram num trailer velho no meio de uma floresta, pois devido a mãe ter problemas com drogas foi impedida de ter a guarda da filha que estava com o pai e acabou fugindo e "raptando" a filha consigo.
Ao longo da vida, a mãe problemática e desvairada teve outra filha, chamada Jenessa, que acaba sendo criada pela irmã mais velha, a Carey de 15 anos, que com os sumiços da mãe que dava a desculpa de ir para a cidade atrás de alimentos e mantimentos acabava passando muito tempo fora, levando as garotas a se virarem como podiam e sobrevivendo de enlatados e do que conseguiam caçar. Logo após um sumiço da mãe que demorou mais que o normal, um casal chega ao esconderijo florestal das garotas, uma assistente social e o suposto pai das meninas, e é aí que tudo muda, com muita relutância eles acabam convencendo-as que estão lá em uma missão de paz, e o mais curioso, com uma carta da mãe desaparecida, e assim a vida das meninas muda completamente.
De uma vida no mato, ao mundo civilizado, de um trailer velho ao quarto preparado só para elas, com essas mudanças radicais a vida toma um novo rumo na casa do papai, e logo o mar de segredos é jogado para debaixo do tapete ou melhor, para debaixo da floresta, pois como mencionado acima, o que acontece na floresta, lá fica, e segredos eram o que não faltavam para aquelas pobres meninas. Elas agora tinham uma atenciosa madrasta e todo o cuidado que crianças precisam, começariam a ir a escola e a enfrentar os problemas da vida adolescente e ainda teriam  que aturar o ciúme da meia irmã patricinha.
Por incrível que pareça as garotas selvagens começaram a se adaptar bem a nova vida e por estudarem sozinhas na floresta com os livros roubados que a mãe trazia, elas eram melhores do que imaginavam.
Durante toda a história, flashes dos pensamentos do passado, nos remetem que existem segredos bem obscuros, que deixaram sequelas naquelas meninas, uma grande sequela, por exemplo, é o fato de Jenessa a irmã mais nova não falar. Essa é daquelas histórias que te deixam de coração apertado só de iamginar o que aquelas crianças passaram no meio do mato, tendo muitas vezes que lidar com os amigos drogados da mamãe e de vez em quando "clientes," isso mesmo, daí você já pode imaginar muita coisa, uma beleza escondida por trás de muito sofrimento.
A Emily tem uma escritaleve e fluida, mesmo escrevendo uma história tão intensa e com elementos tristes para a vida, ela consegue mesclar situações agradáveis e um obscuro contraste em relação a tudo isso. Essa é uma leitura que me surprendeu muito e eu super recomendo, páginas que trazem reflexão e nos fazem parar pra pensar em quantas famílias sofrem por algo tão corriqueiro como as drogas, e quantos inocentes pagam o preço direta ou indiretamente por esse vício tão difícil de ser combatido. Posso dizer a vocês que este livro é um suave soco no estômago.


Editora: Agir Now

2 comentários:

  1. Oi João,

    Gostei desse livro! Não conhecia e achei muito legal o enredo. Quem sabe um dia leio, nem vou por a lista, pq a situação ta preta rsrs.
    abs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nanda! Se puder leia mesmo vale muito a pena. Heheh acompanho sua pilha de leitura e é gigante mesmo! Abs.

    ResponderExcluir