sexta-feira, 21 de outubro de 2016

#4: Então... Eu li o livro da Kéfera.




Entrando na onda dos famigerados livros de Youtubers resolvi dar uma conhecida em um dos mais badalados, que é o Muito Mais Que 5 Minutos de uma das maiores e influentes youtubers do Brasil a Kéfera Buchmann:
Pra início de conversa é importante ressaltar e evidenciar o quão boa e bem feita é a diagramação desse livro, desde a qualidade da impressão (porque não sei vocês, mas aqueles livros que tem uma página com bastante tinta e outra com o texto parecendo xerox mal tirada, irrita). A qualidade gráfica e fotográfica são impecáveis, mas como todo bom leitor, procurava conteúdo, e o livro tem pouquíssimas páginas e muito espaçamento e fotos. é importante mencionar que eu não sou um visitante do canal da Kéfera, mas conheço um pouco do trabalho dela e acho que posso falar um pouco sobre o que li.
No livro iremos nos deparar meio que com um diário da garota que a príncipio era o patinho feio da escola, ela começa a contar de sua vida, de suas apaixonites e foras e fala bastante sobre aceitação e sobre o bullyng que sofreu, antes de dar a volta por cima, esse ponto é bem positivo no livro, porque certamente inúmeras fãs da youtuber já viveram ou devem viver algo parecido com o que a mesma sofreu, e de certa forma foi um meio bem eficiente sobre conversar sobre um assunto tão delicado e que as vezes é tão oculto para quem deva saber que acaba pasando despercebido. Mas é óbvio que no decorrer do livro muitas páginas com desenhos riscos, vieram para encher linguiça, é importante mencionar também que a Kéfera não é uma escritora então se espera algo do tipo mesmo.
O livro conta histórias bem bizarras que aconteceram na sua vida, o desastre do primeiro encontro e coisas do tipo, é uma verdadeira conversa pré-adolescente, mas bem pré mesmo, porque muito do que estava ali certamente não interessam muitas garotinhas de hoje. Esperava que o livro mostrasse mais sobre o mundo youtuber, mas ele conta apenas a motivação para tal e quando a ideia surgiu, podemos ver que essa parte da vida já famosa, rendeu outro livro, e terei que lê-lo pra saber (e provavelmente não lerei, mas se ler, venho aqui contar pra vocês heheh).
Bom, o que posso dizer é que esse livro não é pra mim, mas essa discussão sobre serem bons ou ruins, banalizam ou não a literatura, é algo que já foi bastante discutido e eu particularmente acho que o fato de terem esses livros não tão "cultos" no mercado não impedem que os considerados bons por sei lá quem estejam nas livrarias, pelo contrário, a explosão de vendas desses, possibilitam a publicação dos menos populares e com mais conteúdo, acho que todos os livros devem lidos e sempre tem alguém para ler, a questão de não leitores em nosso país é algo bem complexo e a nossa qualidade cultural também, e os Livros de Youtubers não tem culpa nenhuma nisso, pois eles lançando seus livros ou não, não significaria que estariamos mais cultos ou não. É isso aí, ainda pretendo ler mais alguns, mas de ficcção publicados pelos booktubers, e vamo ver o que esses nos reservam.


Editora: Paralela

Nenhum comentário:

Postar um comentário